quarta-feira, 6 de abril de 2011

Bem Vindos ao Paintball! Dicas para novatos e "veteranos".

Então você decidiu jogar Paintball né?
Pois é, todos nós passamos por isso... um dia fomos novatos(me considero um, so tenho 3 anos de paintball, faltam uns 47 anos ainda pra me achar veterano! hehehe)
Mas um novato no esporte e fácil reconhecer, aquele sujeito que chega no campo meio tímido, olha maravilhado para os nossos marcadores e vem com aquela frase famosa "posso tirar uma foto com a sua "arma"?" Faz a pose "pescoção"com o marcador em punho. E diga-se de passagem, tira milhões de fotos! Termina uma partida eufórico dizendo: "Matei um!", Reclama que a mascara de campo embaça muito mas mesmo assim se diverte pencas e conta pra todos durante a semana seguinte que foi no Paintball e mostra com orgulho o roxo das bolinhas. São "ferimentos de guerra" diz ele. E agora planeja comprar o primeiro marcador e faz muitas perguntas para os colegas mais experientes.
Pois é meu amigo! Você foi infectado pelo vírus do Paintball!!!
Mas nao se aflija, você é muito bem vindo!
No paintball somos uma familia grande que adora receber novos integrantes! A maioria lembra que um dia fomos "paintballers" de primeira viajem e pena que alguns "estrelinhas" se esquecem disso e não os recebem com o carinho que vocês merecem e que alguns de nós gostaria-mos de ter recebido. Mas não se preocupe, a maioria os receberá de braços abertos, serão seus amigos, as vezes serão seus irmãos. Hoje em dia posso dizer que alguns dos meus melhores amigos conheci em campos de paintball.
Ver um novato em campo com essa empolgação me traz muitas lembranças legais, os primeiros amigos, o prazer de escolher o primeiro marcador, a primeira vítima, o primeiro time, o primeiro catadão. Por isso quando um novato vem até mim eu procuro sempre trata-los com o maior respeito procurando sempre ajudar pois me vejo a 3 anos atrás.
A você só peço uma coisa, nunca perca esse sentimento de "novidade", essa paixão que hoje você sente.
Segue algumas dicas e verdades e mentiras que gostaria de ter recebido quando comecei:

-Não precisa ir encasacado pro campo, você pode desidratar, sua mascara vai embaçar mais rapido e pode comprometer sua mobilidade. Esse lance de que e pra "aguentar o tiro" e lenda.

-Um marcador próprio não tem(em sua maioria) mais pressão que o de campo. Alguns upgrades do marcador o tornam mais preciso sim. Alguns campos reduzem a pressão dos marcadores sim, mas não deixe de jogar com a galera veterana. Não ache que eles são muito melhores que você, te garanto diversão na certa.

-Não chame o marcador de paintball de arma.(isso me irrita profundamente)

-Não tire a mascara dentro de campo pra limpar.

-Não coloque as bolinhas na geladeira depois do jogo caso você queira guardar. Elas ficam ruins para jogo e podem machucar sério o colega.

-Não fique escondido ou parado num bunker o tempo todo. Não tenha medo da bola.

-NÃO SE LIMPE!

-NÃO SE LIMPE MESMO!

-Tomou um tiro, levante as mãos, saia da linha de tiro e grite neutro ate chegar a zona segura.

-Não de tiro cego. O ato de ficar so com o marcador pra fora atirando. Isso e anti-jogo e muito condenado.

-Não de tiros para fora das dependências do campo e nem em animais.

-Use proteção de barrel sox ou plug fora da área de jogo.

-Não xingue os colegas, em hipótese alguma.

-Não entre em contato físico durante o jogo. Paintball não é um esporte de contato.

-De maneira nenhuma atire a menos de 5 metros de distância.

-De maneira nenhuma, MAS NENHUMA MESMO, de tiros a queima roupa.

-Caso você adiquiriu seu primeiro marcador, não saia por ai com ele na rua atirando, não queime o esporte pelamordedeus!!!

-Não saia comprando coisas que você não vai usar.

-Não compre o primeiro marcador que encontrar, pesquise e pergunte.

-Honre com a sua compra sempre. O paintball é um mundo bem pequenininho onde todos se conhecem mesmo sendo de outro estado.

-A melhor maneira de achar um time é indo em catadões e frequentando os fóruns.( PaintballCenário e PintaBrasil)

-Filie-se as Associações e Federações do seu estado para um esporte mais forte e legalizado futuramente.

-Jogue sempre com segurança e amizade no coração!

Acho que por enquanto são essas as dicas que tenho para oferecer a vocês. Ainda sou um novato, mas aprendi um pouquinho só e podem me considerar um amigo.

Agora vai um recado para os veteranos...
Você que hoje em dia tem o marcador mais pi@#%$ das galáxias, que tem 542134 fps de cadência no marcador, que começou em 1876 a jogar paintball mas só faz reclamar e encher o saco dos outros com comentários bestas e arrogantes, que tem todo o equipamento que o Papai Noel trouxe pra você e fica falando mal de quem rala muito pra poder pagar a prestação de um marcador de segunda mão e usa calça velha e casacão, você que jogou eventos internacionais e se acha a wikipédia do Paintball, você que montou um time e se acha dono dos outros, você que vive de fofoquinha e falsidade, você que só porque fez 1 evento legalzinho se acha e quer se sentir superior aos outros e deixar o osso para os outros em quanto come o filé mignon.
Lembre-se de que você já foi novato e que sempre vai ter alguem com mais experiência que você. Mas nem adianta falar isso porque sempre que esses "veteranos" acham alguem com mais experiência tem a tendência de puxar saco descaradamente. Mas se ao ler isso e se identificou com alguma situação citada e o fez pelo menos pensar, já ganhei o post.

Image Hosted by ImageShack.us

12 comentários:

  1. Sempre com palavras certas nos locais certos.
    APOIADISSIMO

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, principalmente a parte pros veteranos, no meu time a galera tem uma certa afinidade com o mundo das gambiarras, sendo muito mais admirado o cara que inventa um suporte de camera comum pro marcador, do que o cara que compra uma cam de trocentos reais....
    Detrminação e força de vontade são qualidades e não defeitos :D

    ResponderExcluir
  3. Fera demais em cara! me deu mais vontade ainda de jogar depois desse post!

    ResponderExcluir
  4. valeu você falou certo,sou novato quero

    ResponderExcluir
  5. muito obrigado é esse tipo de pessoa que vc é que faz o esporte crescer me deu mas incentivo para continuar valeu!!

    ResponderExcluir
  6. me deu vontade de começar a jogar agora

    ResponderExcluir
  7. gostaria de dicas de qual o melhor campo e qual o melhor local para levar cirancas de 9 e 12 anos para jogar existe campos especificos para crianças

    ResponderExcluir
  8. Os Jogos do SESI esse ano irá ter a modalidade Paintball as inscrições vão até 18/03/2015, gostei das dicas.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde. Sou um desses novatos no paintball já joguei algumas vezes mas MSM assim me considero um novato pois não tenho profundo conhecimento do esporte que pra mim virou um hobby
    Venho me aprofundando nas regras e lendo fóruns e sites como o seu
    Venho por meio desta lhe perguntar se realmente com uso de touca ninja a lente não vai embarcar?
    Obrigado pelo texto inicial e pelas dicas dadas seu site.

    ResponderExcluir
  10. vou jogar sabado kkkkkkkkkkkkk aniversario do meu amig0

    ResponderExcluir

Qual matéria você quer ver no Blog?(podem marcar + de 1 opção)