sexta-feira, 13 de maio de 2011

[TÉCNICAS]Rappel Tático

Tem coisa mais legal em operações militares ou policiais, tanto em filmes como na vida real, como o Rappel tático?
Descer do topo de um prédio numa corda e arrebentar uma janela atirando ou descer de um helicóptero por uma corda sob fogo cerrado. Esse tipo de adrenalina que o A2S procura!
Em muito breve nós do A2S vamos iniciar nossos treinos de Rappel Tático. Já usado e difundido em muitas equipes e grupos de esportes radicais pretendemos implementar a pratica já no próximo mês(junho/2011).

Vamos agora conhecer um pouco mais do esporte:



 
"É uma atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações.


Trata-se de uma atividade criada a partir das técnicas do alpinismo o que significa que requer preocupação com a segurança do praticante. Este deve ter instruções básicas e acompanhamento de especialistas." Fonte: Wikipédia





Kit Básico para a prática.
Descrição dos equipamentos
  • Mosquetões de aço: usados na ancoragem da corda em que é feita a descida. Os de aço são os mais recomendados por terem uma resistência e durabilidade maior.
  • Mosquetão de alumínio: Servem para ligar o Freio à cadeirinha.
  • Fitas Solteiras: São as mais aconselhadas para se fazer ancoragens, por resistirem bastante e serem mais confiáveis.
  • Cabos ou Cordas: Usadas para fazer a descida, devem ser do tipo que possuem "alma", ou seja, que tenham um núcleo trançado independente além da capa (parte externa). De preferência deve ser de material muito resistente, como o Nylon e o Polipropileno.
  • Luvas: Servem para proteger a mão do praticante contra queimaduras ao haver fricção com a corda. Serve também para dar mais atrito na hora de reduzir a velocidade da descida.
  • Capacete: Indispensável em qualquer atividade radical, protege de vários perigos, desde deslizamentos de pedras à queda acidental de um equipamento de um praticante que esteja acima de você.
  • Freio 8 (ou blocante): De aço ou alumínio. Usado para torcer a corda, aumentando o atrito e assim, reduzindo a velocidade da descida. É esta peça que lhe dá o controle da descida.
  • Baudriers (ou Cadeirinha): Uma espécie de "cinta" que envolve as pernas e os quadris dando o aspecto de uma "cadeirinha" mesmo. Pode ser fabricada (costurada em modelos) ou pode ser feita de cabo solteiro (pedaço de corda do mesmo material usado na corda do rappel, em média de 5m, podendo variar de acordo com as exigências do praticante).
 Vamos acompanhar agora o vídeo da Equipe UTCT(SP) em que utiliza o rappel em paintball injetando ainda mais adrenalina aos jogo: (OBS - A pratica de rappel só começa do meio para o final do vídeo)

Agora temos aqui a saga da primeira vez em que fiz uma descida, a pior possível, a negativa das Paineiras no Corcovado em 2007. Eu tinha fobia extrema de altura, mas devido a pratica diminui bastante, aconselho a todos!





Rappel e um esporte radical em que envolve risco sérios a vida dos praticantes, por tanto, procure praticar com segurança e responsabilidade. Sempre com alguém experiente e com todos os equipamentos de segurança e em lugar adequado! Respeite a sua vida e a dos outros!!!
Rappel e superação e natureza saiba respeitar.

Links legais e importantes:

Wikipédia -  Rappel
Blog - Rapel Brasil





Image Hosted by ImageShack.us

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual matéria você quer ver no Blog?(podem marcar + de 1 opção)