domingo, 12 de junho de 2011

O valor do treinamento - Equalizando Diversão X Obrigação e Gestão de Liderança

Sou adepto ao paintball diversão, mas também procuro sempre me aprimorar e aprimorar o meu time. Esse mês temos a adição de muitos jogadores novos ao time assim pretendo no próximo treino realizar um nivelamento e partir para o treino em conjunto. Venho a meses realizando nivelamento e focando nos novatos no time(a cada treino entra um), sempre procurando levar dicas técnicas e praticas para se tornar um alvo mais difícil em campo como também estabelecer uma doutrina de progressão em campo. Fazendo assim me da mais confiança no grupo de que os jogadores treinados de forma padronizada possam realizar a tarefa e o cumprimento da missão estabelecida. O foco também esta direcionado a duas coisas no nivelamento, conhecer os jogadores em questão de habilidades e limites(importante na arrumação estratégica) e um certo grau de entrosamento.
Sempre procurei equalizar nas nossas dinâmicas a questão de Diversão x Treino. Pois acredito que paintball e diversão acima de tudo. Tenho formulado uma série de dinâmicas, palestras e exercícios visando essa equalização. Um dos princípios do A2S é sempre a diversão, pois quando o treino ou jogo se torna obrigação e não uma diversão, foge do foco da filosofia do time.
O próximo treino eu tenho elaborado as dinâmicas e exercícios em formato lúdico e explicativo. Dinâmicas práticas focadas na eficiência, mas ainda tenho receio de se tornar maçante. Mas vou dosando e focando de maneira tranquila e de forma que o operador do A2S sinta que a necessidade de determinado exercício e para a melhoria técnica. Que a cada jogo ou treino ele sinta que se tornou um operador melhor. Tendo isso em mente passo para outro foco. 
Que tipo de atributo preciso melhorar no time? Conforme tenho visto em jogos e treino, já pude conhecer a maioria dos meus jogadores. Sei onde eles são bons e suas limitações. aonde posso melhorar. Tendo isso em mente os quesitos que posso trabalhar nos treinos são:

  • Comunicação
  • Entrosamento
  • Condição Física
  • Velocidade
  • Pontaria
  • Movimentação
  • CQB
  • MOUT
  • Cobertura
  • Confiança
  • Ataque
  • Defesa
  • Flanqueamento
  • Visão de Jogo
Assim sendo escolho 2 ou 3 quesitos(dependendo de onde quero e o quanto preciso melhorias) e trabalho os treinos em cima disso. O sucesso do treino depende de como é conduzido. Peça sempre disciplina durante a realização mas como estamos entre amigos de forma cordial. O A2S não é um exercito e sim um grupo de amigos mas somos adultos e temos o respeito e responsabilidade de conduzir nossos treinos.

Procuro sempre corrigir os operadores do A2S se maneira tranqüila e acadêmica, pois não sou chefe de ninguem, sou amigo deles procurando crescer junto com eles. A busca de aprimoramento não é apenas deles, eu procuro sempre me aprimorar e nas dinâmicas quando necessito também participo. Não sou dono da verdade, estou também aprendendo junto com eles. Humildade é importante pois nos faz caminhar juntos e ninguem é melhor do que ninguem, somos diferentes e com talentos diferentes, basta foco e visão para serem bem empregados.
Procuro sempre inovar e buscar conhecimento de novas ou antigas técnicas. Ficar apenas naquela de "AtaquexDefesa" apesar de ajudar não leva a muita coisa limitando o time. Seja aberto a novas experiências. Converse com outros times. Convide para treinos conjuntos. Busque na internet coisas novas sendo que utilizo bastante e vem sempre agregando mais e mais. Reuna o que achou interessante e ponha em prática.
Deixe de lado militarismos bobos, regras e punições desnecessárias. Esse tipo de coisa acaba com qualquer time em seu conjunto. Disciplina é importante mas na dose certa.
Para mim(Trindade) está sendo um desafio ter a liderança do A2S. Nunca fui capitão de equipe ou nos cargos profissionais que tive tinha tanta gente sob comando. As vezes me assusta um pouco e acho que não vou cumprir as expectativas. Os treinos para mim tem sido exercícios disso também. Graças a Deus tenho sorte de ter essa galera como amigos e parceiros de time que sempre que tenho problemas ou dificuldades se unem para juntos nos derrubarmos qualquer obstáculo. As vezes tenho medo de não ser o "capitão" que vocês merecem. E difícil gerenciar um time e os capitães dos times de paintball e airsoft hoje tem meu imenso respeito mais do que antes. A dica que dou e sempre tratar a galera como gostaria de ser tratado, disciplina e responsabilidade. A cada treino e jogo que participo tenho aprendido isso. Lidar com diferentes personalidades é dificil, mas vai o exercício de "jogo de cintura". O que quero dizer nesse parágrafo é. O exercício nos treinos não é apenas para os operadores e comandados, mas para você capitão exercitar a liderança também.

Seguem algumas frases interessantes que achei:

"O verdadeiro método, quando se tem homens sob as nossas ordens, consiste em utilizar o avaro e o tolo, o sábio e o corajoso, e em dar a cada um a responsabilidade adequada." Sun Tzu
Interpreto essa frase(que achei de maneira pejorativa como foi composta) da seguinte maneira: Todos nos temos talentos e limitações, cabe a nós capitães de equipes encaixar no quebra cabeça as peças corretas. 


"Os grandes líderes são como os melhores maestros - eles vão além das notas para alcançar a mágica dos músicos."Blaine Lee
"Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo." Joe Namath
"Com talento ganhamos partidas; com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonatos."Michael Jordan
"Nunca esqueça que a vaidade é inimiga do espírito de equipe." Bernardinho
 "A diferença entre um chefe e um líder: um chefe diz, Vá! um líder diz, Vamos!" E. M. Kelly
"Os chefes são líderes mais através do exemplo do que através do poder." Tácito
"Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória."Henry Ford 
"O que une uma equipe é quando um cobre as fraquezas do outro." Phil Jackson 


 Lembre-se sempre de deixar todos motivados, sempre procure avanços e não retrocesso. 
Até a proxima!!


Image Hosted by ImageShack.us

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual matéria você quer ver no Blog?(podem marcar + de 1 opção)