segunda-feira, 4 de julho de 2011

Qual o Tamanho correto de uma equipe?


Essa dúvida me consome todo dia. O A2S é um time em que o operador está por gostar, ele não se sente obrigado a ir aos jogos ou aos treinos. Somos super maleáveis com questão a frequencia e mesmo assim a galera mantem a disciplina e comparece na medida do possivel. Não me importo em treinar com 4 ou 6. Mas sinto que aos amigos que não comparecem perdem treinos importantes em que ocorrem avanços significativos em relação a técnica e entrosamento.
Dado a isso estou estabelecendo a meta de 30 jogadores ate setembro deste ano(2011). Daí me perguntão... Pra que tanto?
Para a configuração de treino e de time tático que tenho em mente levo em consideração alguns fatores:

  • Média em termos de ausências em treinos(média de 1/2 time já me deixa confortável em treinos e jogos).
  • Quorum para treinos, evento e campeonatos. (15 operadores taticamente é o ideal ao meu ver).
  • Divisão da equipe em squads. Pretendo dividir o time em 4 squads de 7 operadores sendo que o Capitão e minha cobertura fiquem desvinculados aos squads assim propagando uma alternância.

Tendo em vista esse planejamento de squads posso dividir a responsabilidade de disciplina entre os SQL´s e trabalhar especialistas. Posso também separar meus squads conforme a característica de cada jogador assim focando um segmento a cada squad sem também deixar de lado a versatilidade referente as nuances do jogo ou missão. As células de squad de 7 jogadores sendo 1 SQL e 6 operadores(1 medico, 1 armeiro, 1 SAM, 1 ghost flanker, 1 engenheiro e 1 infatanria).

Um fator que sempre me preocupou e sempre foi motivo de muita discórdia e brigas em outros times é em que o tamanho da equipe seja difícil de se controlar disciplinarmente. O risco há realmente, não posso contar com a índole de todos, 30 pessoas são muitos egos e personalidades para serem trabalhados. Mas com base nos fundamentos do time, sua filosofia, sua história(por mais q seja breve) não cabe brigas, vaidades e questionamentos fúteis.
Nosso "clima" é bem descontraído onde faço questão de ouvir a todos, ponderar para só então decidir. Não considero ninguém melhor do que ninguém mas sei reconhecer os méritos de cada um. Caso desses 30 operadores algum se sinta insatisfeito e queira sair, não ficarei chateado e muito menos perderei a amizade. Alias até mesmo incentivo caso haja interesse em formação de novos times em que sempre irão agregar mais pessoas ao esporte.


Não sou dono do paintball/airsoft assim como ninguém o é. O paintball/airsoft são esportes coletivos baseados na honra e coletividade assim mostrando a sua verdadeira qualidade, a união. Não sou ninguém para regular se deve ou não jogar.

O tamanho correto de uma equipe deve ser considerado devido a característica do time, como pretendem treinar e a filosofia da equipe. Não existe formula correta, quantidade exata, mas sim a maneira mais confortável de deixar o time mais harmônico.

Image Hosted by ImageShack.us



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual matéria você quer ver no Blog?(podem marcar + de 1 opção)